20/10 14:37

Inova Day: programação é marcada por oficinas, talks e lançamento de edital

Foto Mayara Moraes

O mês da Ciência, Tecnologia e Inovação foi celebrado com uma programação interessante e diversificada. A equipe do Programa Inova Maranhão, executado pela Secti, realizou no último sábado (16), cerca de dez atividades simultâneas no Casarão Tech Renato Archer, localizado na Rua da Estrela; no Locomotiva Hub, localizado no primeiro pavimento do prédio da RFFSA, na Avenida Beira-Mar; e no Casarão da TVN, localizado na Rua da Estrela.

Durante todo o dia, foram realizadas oficinas e bate-papo abordando a temática da ciência, tecnologia e inovação aplicada ao contexto local, por meio do Programa Inova Maranhão da Secti. Participaram do evento professores, pesquisadores, representantes de startups, o secretário da Secti, Davi Telles; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), André Santos.

Na ocasião foi lançado o Edital Secti/Fapema “Produção de Games Inova 2021”. O edital é uma iniciativa no âmbito do Programa Inova Maranhão que busca se conectar com o mercado local de criadores e desenvolvedores de jogos digitais e eletrônicos em estágio inicial, oferecendo conteúdo, conexões e financiamento que possibilitem o desenvolvimento e a produção de jogos eletrônicos de grande complexidade técnica e escalabilidade, ao mesmo tempo que capacita jovens maranhenses que queiram se profissionalizar para o futuro, conectando-os com especialistas e profissionais que trabalham na área.

O edital vai investir R$ 53.000,00 oriundos do Governo do Estado do Maranhão, sendo financiados até três projetos no valor máximo de R$ 17.660,00 por proposta. Os selecionados terão a oportunidade de conhecer ideias inovadoras e promissoras de jogos eletrônicos, participar de workshops para profissionalização e validação do game para o mercado, além de refinamento e finalização do game profissional.

O secretário Davi Telles falou sobre o evento. “O Inova Day foi um dia para aprender e trocar experiências. Lançamos um edital para games, estamos investindo 53 mil reais para projetos desenvolvedores de games. Nós fizemos muitas rodadas de conversas e promovemos o encontro de startups e investidores. Tivemos ainda a Maratoninha Maker, para que crianças da área do Centro Histórico pudessem aprender um pouco de robótica”, explicou.

O presidente da Fapema, André Santos, também falou sobre o edital. “Esse é um edital teste para que possamos conhecer as demandas que existem no mercado e como esse projeto será desenvolvido ao longo de um ano”.

Programação

A programação contou ainda com o Inova Talks, um bate-papo que trabalhou as seguintes temáticas: Como a tecnologia da informação pode impulsionar a inovação e o retorno econômico no mundo pós-pandêmico; Inovação e propriedade intelectual; Descobrindo o mercado de jogos digitais; Inovação social, desenvolvimento socioambiental e o caso da Delícias do Babassu.

Contatos

contatos

Localização

localização

Open Maps Widget for Google Maps settings to configure the Google Maps API key. The map can't work without it. This is a Google's rule that all sites must follow.